FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Deixar de Fumar – Hoje é o Dia!

/ / Blogue, Clínico, Saúde & Bem-Estar

deixar de fumar

HOJE É O DIA! 

‘Viva Hoje! Arrisque Hoje! Faça Hoje! Não se deixe morrer lentamente! Não se esqueça de ser feliz… Feliz… Arriscar a fazer, para viver Feliz’  Deixar de Fumar 

Pablo Neruda

A 26 de Setembro celebra-se o Dia Europeu do Exfumador. Um dia de reflexão, mas, sobretudo, um dia que o convida à ação – deixar de fumar – para que possa passar a celebrar, cada dia, orgulhoso da sua conquista, certo de ter feito uma das melhores escolhas da sua vida.

As vantagens de deixar de fumar são tanto maiores quanto mais cedo abandonar o tabaco. No entanto, sabe-se que os benefícios para a saúde começam logo após o último cigarro, pelo que, independentemente da sua idade e de há quanto tempo fuma, deixar de o fazer contribuirá para que viva mais e seja mais saudável. Efetivamente, 20 minutos depois de fumar, a tensão arterial reduz e o batimento cardíaco desacelera. Após 12 horas, os níveis sanguíneos de monóxido de carbono normalizam. Entretanto, os benefícios duradouros vão requer continuidade: 1 a 9 meses para que a tosse e a falta de ar diminuam, 10 anos para que o o risco de cancro do pulmão se reduza para metade e 15 anos para que o risco de doença coronária seja equivalente ao de um não fumador. Ou seja, um caminho que vale muito a pena iniciar e percorrer, com resultados visíveis a cada passo.

Tabaco, um dos piores inimigos da saúde

“Deixar o tabaco é a coisa mais fácil do mundo. Eu até já o fiz mais de cem vezes.” Esta frase irónica de Mark Twain, autor das ‘Aventuras de Tom Sawyer’ que nunca se livrou do vício, ilustra bem o quanto, para muitos fumadores, é difícil parar, apesar de, tal como o escritor, conhecerem bem os seus enormes malefícios.

O tabaco é um dos piores inimigos da sua saúde. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 4,9 milhões de óbitos, anualmente. Ainda segundo a OMS, as taxas de mortalidade relativas às pessoas com idade entre 35 e 69 anos são três vezes mais elevadas nos fumadores do que nos não fumadores.

Uma vez iniciado o consumo de tabaco, rapidamente se transforma numa dependência (física e psíquica). Esta dependência é provocada por uma droga psicoactiva – a nicotina. O fumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos, dos quais sessenta são potencialmente causadores de cancro. As pessoas que fumam entraram, inconscientemente, num processo de autodestruição.

Apesar de sobejamente conhecidos os males provocados pelo tabaco, das campanhas de prevenção e das crescentes restrições impostas aos fumadores, abandonar o vício de fumar leva o seu tempo, é difícil e, até ser concretizado, poderá implicar várias tentativas. Tal como para qualquer ex-dependente, as recaídas são um problema. Se acontecer, não se deixe tentar porque atrás de um cigarro vem outro. E um simples cigarro pode pôr em causa dias, meses, ou até mesmo, anos de esforço. Mas se recair, em vez de a usar como desculpa para voltar a fumar, aproveite-a para aprender a identificar a situação ou o estado emocional que a despoletou, de forma a encontrar estratégias para não voltar a cair. Logo, em seguida, relembre-se dos motivos por que deixou de fumar, levante-se e retome o seu caminho.

Para ajudar a reduzir as probabilidades de recaída, o apoio especializado, pode ser muito importante, tão importante como para afastar os efeitos colaterais deste processo (ansiedade, aumento de peso, …). De facto, quando se deixa de fumar e a causa da dependência não é resolvida de raiz, a nicotina poderá ser substituída por outra coisa, como por exemplo, comida. Daí que deixar de fumar e aumento de peso, estão tão associados. Só adotando um método adequado e equilibrado, conseguirá levar a bom termo esta mudança tão profunda, quanto essencial para a sua saúde e bem-estar.

Uma vida sem fumo através da acupunctura

Avalie a hipótese de recorrer a terapias não farmacológicas como a Medicina Tradicional Chinesa, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como património cultural intangível da humanidade. Esta sabedoria milenar, como a OMS reconhece, tem por base princípios teóricos próprios, de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, bem como de incrementação da saúde. A acupuntura, uma das suas técnicas terapêuticas mais conhecidas, tem dado inúmeras evidências de ser um método eficaz no tratamento de algumas doenças e os inúmeros estudos realizados já o comprovaram. A própria OMS, em 2002, lançou uma publicação Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trial, na qual reconhece a eficácia e segurança desta prática em algumas doenças ou sintomas, nomeadamente no tratamento de dependências.

Efetivamente, estudos demonstram que a acupuntura inibe os sintomas de abstinência, aumenta os níveis das endorfinas e regula o sistema nervoso simpático, permitindo reduzir o desejo de fumar e controlar a ansiedade associada à dependência tabágica.  Estabiliza ainda o apetite, ajudando a prevenir o ganho de peso. A conquista de uma vida sem fumo, através da acupuntura, é conseguida por cerca de 75% dos pacientes, de uma forma gradual, tal como recomendado por estudos recentes. Ao fim de algumas sessões os pacientes olham para o cigarro e já não lhes apetece fumar.

Algumas razões para tomar, hoje, a decisão de deixar de fumar:

  • Mais dinheiro disponível
  • Melhor qualidade de vida para os que o rodeiam
  • Viver mais tempo e com maior qualidade de vida
  • Reduzir risco de doenças muito graves (cardiovasculares, respiratórias e cancro)
  • Maior resistência física e bem-estar
  • Fim da tosse e das dificuldades respiratórias
  • Melhor olfato e paladar
  • Dentes mais brancos e melhor hálito
  • Dedos e unhas sem manchas amarelas
  • Cabelos e pele com melhor aspeto

“Os ex-fumadores têm melhor aspeto, cheiram melhor, sentem-se melhor e têm mais dinheiro. Os ex-fumadores são imparáveis.” Esta foi uma mensagem lançada pela Comissão Europeia para ajudar os jovens a deixar de fumar.

De que está à espera?

Por si ou pelos que ama, torne-se imparável e lembre-se que cada cigarro não fumado é uma vitória e que a vitória é de quem não desiste!

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
error: Content is protected !!