FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Obesidade – Liberte-se do peso da ansiedade e emagreça!

/ / Blogue, Clínico, Emagrecimento

Obesidade

Esta é uma realidade comum, uma vez que, infelizmente, o excesso de peso e a obesidade, atingem cada vez mais pessoas.

A prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Se não se tomarem medidas drásticas para prevenir e tratar a obesidade, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025. Depois do tabagismo, a obesidade é, hoje, considerada, a 2.ª causa de morte passível de prevenção. Em especial, quando a gordura se localiza à volta da cintura, é um fator de risco para doenças como a diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, depressão, envelhecimento precoce, …

Fatores Psicológicos e Emocionais

Existem fatores psicológicos e emocionais que influenciam o excesso de peso. Por outro lado, o excesso de peso também tem forte influência ao nível psicológico e emocional. A ansiedade é um dos problemas centrais no excesso de peso. As pessoas ansiosas têm mais propensão para o excesso de peso e, por outro lado, o excesso de peso aumenta a ansiedade, formando um ciclo vicioso e autodestrutivo.

De acordo com a visão holística da Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são a mesma coisa. O Qi que é a base de todos os processos fisiológicos, também o é para os processos mental e emocional, uma vez que existe em diversos estados.

Para esta filosofia, mais do que tratar a sintomatologia, é necessário tratar a causa do desequilíbrio, ou seja, trabalhar internamente os sistemas do corpo, para que o restabelecimento seja completo e permanente.

Orgãos e sistemas do corpo associados às emoções! 

Na Medicina Chinesa os órgãos e sistemas do corpo estão associados às emoções. A relação entre cada sistema e uma emoção, em particular, é mútua, ou seja: o estado do sistema afetará a emoção e a emoção afetará o estado do sistema. Assim, a Alegria está associada ao Coração e a Preocupação ao Baço. A tristeza, associada ao Pulmão, o Medo aos Rins, e a Ira associada ao fígado.

Dizer que uma emoção está associada a um órgão, significa dizer que o órgão é sensível ou vulnerável a essa emoção. No entanto, as emoções apenas se tornam uma causa de desequilíbrio quando são excessivas e prolongadas.

Pela relação que vimos, na ansiedade, o Baço poderá estar lesado. Sintomas como: oscilações peso, cansaço excessivo, alterações apetite, são sintomas relacionados com desarmonia no baço.

Antes de iniciar o tratamento de Medicina Chinesa, é feito um diagnóstico para perceber que órgãos e sistemas do corpo estão envolvidos e se o seu desequilíbrio resulta de excesso ou vazio, para que, através de técnicas de dispersão, no primeiro caso, ou de tonificação, no segundo, o fluxo energético seja regularizado, equilibrando mente e corpo. No tratamento, para além da acupuntura, outras técnicas poderão ser utilizadas, tais como fitoterapia, tui-na, moxobustão, diatética, … Todas as técnicas citadas, desprovidas de qualquer toxicidade, têm como objetivo harmonizar o organismo e recuperar o equilíbrio perdido e poderão ser usadas individualmente ou como complemento da medicina alopática.

O tratamento da ansiedade com recurso à Medicina Chinesa é bastante eficaz, nomeadamente, na eliminação da inquietação mental, das palpitações, dos desconfortos digestivos, do cansaço, das dificuldades de sono. A Organização Mundial de Saúde, após vinte e cinco anos de pesquisas em prestigiadas instituições do mundo, publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual reconhece que a acupuntura tem uma eficácia superior à medicação convencional no tratamento da ansiedade.

Mudar de hábitos para mudar de peso:

  • Beba muita água. Evite sumos, bebidas alcoólicas e café;
  • Adote uma alimentação saudável (completa, variada e equilibrada). Coma várias vezes ao dia (de 3 em 3 horas, para evitar que o organismo entre na “reserva de energia” à qual reagirá, armazenando calorias); À noite faça uma refeição parca em calorias;
  • Prefira alimentos integrais, pois prolongam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Evite os alimentos processados, ricos em gordura e sal e o consumo de alimentos açucarados.
  • Exercite-se. Para além de diminuir o stress, aumentar a longevidade e melhorar a sua condição física, a atividade é essencial para manter a massa muscular (quanto mais massa muscular o organismo tiver, mais calorias o irá consumir);
  • Procure a ajuda de um especialista. A Medicina Tradicional Chinesa, poderá ajudá-lo a libertar-se da ansiedade e/ou dos quilos a mais.
TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
error: Content is protected !!