FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Receita para Viver Mais e Melhor! | Envelhecimento Saudável

/ / Blogue, Clínico, Saúde & Bem-Estar

Envelhecimento Saudável

“Nós somos o que fazemos repetidamente.

A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

Aristóteles

Envelhecimento

 

Todos nós queremos viver mais e melhor!

No entanto, estranhamente, nem sempre as nossas ações são concordantes com tão salutar desejo. Certo, é que são as nossas ações, não os nossos desejos, que moldam o nosso corpo, a nossa saúde, o nosso destino… É, então, forçoso, transformar desejos em ações e a única forma de o conseguirmos será, através de uma vontade férrea e de autodisciplina. A autodisciplina é a ponte entre os nossos desejos e as nossas ações, as nossas conquistas! Apesar de toda a turbulência, temos que nos manter fiéis ao caminho que nos conduzirá a uma vida melhor e não trocar o que mais queremos, pelo que queremos (ou é mais fácil) no momento. envelhecimento

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística, em 2013, Portugal, superou, pela primeira vez, os três mil centenários. São 3.393 as pessoas que residem no nosso país, com mais de 100 anos. De acordo com os dados revelados pela mesma fonte, a esperança média de vida em Portugal, é de 76,91 anos para os homens e de 82,79 anos para as mulheres. Já no Japão, o país com a maior média de expectativa de vida e de acordo com os dados de 2013, as idades elevam-se para 80,21 nos homens e para 86,61 anos nas mulheres.

A possibilidade de vivermos mais tempo é, sem dúvida, uma boa notícia. Mas, mais do que acrescentar anos à vida, importa acrescentar vida aos anos! O principal objetivo é retardar o envelhecimento e prolongar a saúde e o bem-estar, adotando um estilo de vida saudável.

A receita é simples:

Alimentação – Comer menos para viver mais!

Adote uma alimentação completa, equilibrada e variada. Reduza as doses de cada refeição e coma várias vezes ao longo do dia, para não sentir fome. Coma mais fruta e vegetais (pelo menos cinco porções todos os dias) e menos carne vermelha. Substitua os “vilões” – alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, pelos “heróis” da longevidade – oleaginosas, tais como nozes, castanhas, avelãs e amêndoas (todos os dias), peixe rico em ómega 3 (no mínimo duas vezes por semana), chocolate preto (mínimo 60% cacau) e beba muita água (1,5 a 2l diários).

Exercício físico – Mexa-se pela sua saúde!

O exercício é tão importante que, de acordo com uma pesquisa divulgada pela faculdade americana de medicina desportiva e pelo conselho internacional de ciência e educação física, a geração que atualmente tem 10 anos, deverá ser a primeira a ter uma expectativa de vida inferior à dos pais, devido à redução da atividade física.

Os benefícios do exercício físico são inúmeros e para os colher, andar é suficiente! Também o cérebro sai favorecido, tal como demonstra um estudo norte-americano, recentemente publicado na revista Neuroscience, uma vez que, durante o exercício, o organismo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurónios, melhorando assim as atividades cognitivas, em especial a memória. Se praticado ao ar livre, ainda que apenas durante 10 minutos, o exercício físico, melhora significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima, de acordo com a Universidade de Essex, no Reino Unido.

Durma bem – Deitar cedo e cedo erguer… conhece o ditado?

Um sono reparador, mais do que importante, é essencial! Uma pesquisa da Associated Professional Sleep Societies afirma que quem sofre de insónias corre o triplo de risco de morte. A duração do sono varia de pessoa para pessoa, no entanto, os pesquisadores normalmente apontam para um mínimo de sete horas e meia por dia.

Sorria para a vida

Objetivos bem definidos e presentes dão cor e sentido à vida. São autênticos faróis que nos permitem, com maior facilidade, superar os desafios que se interpõem no nosso caminho. Aprenda todos os dias. Seja uma excelente companhia tanto para si como para os outros. Rodeie-se de bons amigos para celebrar a vida ou para apoiar, sempre que necessário. Seja otimista. Ria muito (de si também…). Evite situações de stress. Relativamente às que não conseguir evitar, lembre-se que pode sempre decidir se, vai ou não, deixar que a afetem. Medite. Não fume e modere a ingestão de álcool.

Medicina preventiva e anti-aging

Como referiu o prémio Nobel da medicina de 1980 “…durante séculos a medicina tentou curar. Hoje em dia, o derradeiro objetivo é prevenir…”. Para a Medicina Tradicional Chinesa a prevenção da doença é primordial e contribui, certamente, tal como a alimentação, para o segredo da longevidade oriental. Esta arte milenar, encara o universo como um todo, composto por partes interligadas e interrelacionadas, em constante movimento e mutação. Nesta visão holística, o individuo é também compreendido e tratado como um todo. Ligado à natureza, reflete em si os seus ciclos e processos. Os problemas de saúde surgem sempre que as energias Yin e Yang estão em desequilíbrio. Sendo a auto preservação do organismo essencial para retardar o envelhecimento, a Medicina Tradicional Chinesa, através de diversas terapêuticas, como a acupuntura, previne e trata doenças, alivia a dor, ajuda a relaxar e a manter corpo, mente e emoções equilibrados.

Como tal, todos estes fatores combinados poderão contribuir para que viva mais e melhor, se, claro está, passar à ação! Não espere pelo momento ideal, nem por um valente susto para seguir a receita, ou seja, para mudar o seu estilo de vida!

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
error: Content is protected !!